O que é a norma ABNT PR 2030 e como ela influencia as operações das empresas?

A ABNT busca orientar empresas que desejam incorporar práticas de ESG em suas operações.

Por Ambitus em 21/10/2024

Imagens - Blog (1).png

Em 2022, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) anunciou o lançamento da norma ABNT PR 2030, durante uma live, recomendando boas práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance). É importante entender que essa norma não é uma lei, mas uma recomendação que visa fornecer uma base técnica para regulamentações. Além disso, o ano 2030 citado no próprio nome da norma refere-se a Agenda 2030, que está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ABNT busca orientar empresas que desejam incorporar práticas de ESG em suas operações. Assim como o conceito de ESG se divide em três pilares — ambiental, social e de governança —, a norma segue o mesmo padrão, abordando temas relevantes em cada segmento.

No eixo ambiental, as principais questões tratadas incluem mudanças climáticas, recursos hídricos, gestão ambiental e gestão de resíduos.

Já no eixo social, os temas abordados abrangem direitos humanos, inclusão, diversidade e responsabilidade social na cadeia de valor.

Quanto ao eixo de governança, as questões principais referem-se a políticas éticas e transparentes dentro da empresa, como práticas anticorrupção, por exemplo.

A norma também aborda os estágios de maturidade das empresas em relação à adoção de práticas ESG, que são:

Estágio 1 – Elementar: a empresa verifica o cumprimento da legislação e começa a discutir sobre o tema.

Estágio 2 – Não Integrado: a organização aborda os critérios de forma preliminar, por meio de práticas que ainda não estão devidamente integradas à gestão.

Estágio 3 – Gerencial: há um reconhecimento de que existem normas, padrões e regras para a prática integrada de iniciativas vinculadas ao ambiente, social e governança como gestão, mas essas práticas não são necessariamente uma pauta ligada à estratégia do negócio.

Estágio 4 – Estratégico: a organização compreende os riscos e impactos positivos e negativos relacionados ao negócio, considerando-os na tomada de decisões estratégicas. Ela contribui para soluções nos desafios ESG, diferenciando produtos e serviços. 

Estágio 5 – Transformador: a empresa posiciona o ESG como a base de seu modelo estratégico de negócio.

Nos estágios 1  e  2 ainda não é possível considerar as ações como práticas ESG, pois as mesmas se referem a ideias iniciais e o processo continua em discussão antes do desenvolvimento. 

Além disso, a norma apresenta 7 passos para incorporar estratégias ESG:

  1. Conhecer

  2. Ter a intenção estratégica

  3. Diagnosticar

  4. Planejar

  5. Implementar

  6. Medir e monitorar

  7. Relatar e comunicar

A prática recomendada pela norma é aplicável a todas as empresas que desejam incorporar a agenda ESG em suas operações.

Conclusão

A norma ABNT PR 2030 oferece uma estrutura clara e simples, permitindo que as empresas progridam com a conscientização e a transformação de modelos de negócio. A implementação dessas práticas é um compromisso com um futuro mais justo, ético e sustentável, beneficiando a sociedade, o meio ambiente e a própria empresa. Assim, a norma se apresenta como um guia para empresas que buscam prosperar em um mundo cada vez mais exigente em relação às suas responsabilidades ambientais, sociais e de governança.

Comece com o Ambitus!

Nossas soluções permitem que sua empresa monitore os indicadores ESG de forma eficaz e estratégica. Além disso, realizamos o seu inventário de carbono e desenvolvemos o seu relatório de sustentabilidade. 

Comece agora!

Referências:

GLOBO. De olho no futuro. Disponível em: <https://gente.globo.com/de-olho-no-futuro-2/>. Acesso em: 12 jul. 2024.

‌ORIQUI, L. ABNT PR 2030 / ESG. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://sinproquim.org.br/wp-content/uploads/2023/05/APRESENTACAO-ABNT-PR2030-ESG_Maio23.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2024.