Emissões indiretas: O guia definitivo para integrar Clientes e Fornecedores

Obtenha seu escopo 3 de forma automática

Por Ambitus em 28/11/2023

emissoes-indiretas-o-guia-definitivo-para-integrar-clientes-e-fornecedores.png

Introdução

As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) não são um problema isolado de uma única indústria, mas sim uma preocupação global que requer esforços coletivos para serem enfrentados. Para as empresas, é essencial considerar as emissões diretas provenientes das operações internas, mas também as emissões indiretas geradas ao longo da cadeia de suprimentos, incluindo clientes e fornecedores. Neste guia definitivo, exploraremos o universo das emissões indiretas, revelando estratégias e melhores práticas para integrar clientes e fornecedores na jornada rumo à sustentabilidade.

Compreendendo as Emissões Indiretas

As emissões indiretas, também conhecidas como escopo 3, referem-se às emissões de gases de efeito estufa que não são diretamente controladas pela organização, mas estão associadas às atividades da empresa. Elas podem surgir de diversas fontes, como a produção de matérias-primas, o transporte de mercadorias, o uso e o descarte de produtos pelos consumidores e  podem representar uma parcela significativa do total de emissões de uma empresa, podendo variar entre 70 a 90% das suas emissões totais. Enfrentar esse tipo de emissão exige uma abordagem holística que envolve todas as partes interessadas, incluindo clientes e fornecedores.

Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), padrão internacional de contabilização de gases de efeito estufa, identificou 15 categorias dentro do Escopo 3, divididas em atividades upstream e downstream. As emissões upstream estão relacionadas a fornecedores, aquisição de materiais e pré-processamento, já as emissões downstream estão relacionadas a distribuição e armazenamento, uso e fim da vida do produto. 

Algumas categorias e suas emissões associadas são mais fáceis de gerenciar, outras requerem novas estratégias, coordenação e colaboração, como envolver fornecedores ou adaptar sua estratégia de desenvolvimento de produtos.

Emissões Upstream

1- Bens e Serviços comprados 

2- Bens de capital 

3- Atividades relacionadas com combustível e energia não inclusas nos Escopos 1 e 2 

4- Transporte e distribuição (upstream

5- Resíduos gerados nas operações 

6- Viagens a negócios 

7- Deslocamento de funcionários (casa-trabalho) 

8- Bens arrendados (a organização como arrendatária) 

Emissões downstream

9- Transporte e distribuição (downstream

10- Processamento de produtos vendidos 

11- Uso de bens e serviços vendidos

12- Tratamento de fim de vida dos produtos vendidos

13- Bens arrendados (a organização como arrendadora) 

14- Franquias 

15- Investimentos 

Engajando Clientes e Fornecedores

A colaboração é a chave para o sucesso quando se trata de reduzir emissões indiretas. Reconhecer, envolver e colaborar com seus clientes e fornecedores é essencial para garantir a redução conjunta de emissões de Gases de Efeito Estufa. 

Inicialmente, a empresa deve mapear e reconhecer toda sua cadeia de valores, tanto upstream quanto downstream. Em seguida, deve engajar-se com seus clientes e fornecedores para recolher dados sobre suas emissões a fim de calcular as emissões totais de GEE.  

Uma ferramenta essencial para o cálculo das emissões totais, incluindo diretas e indiretas, é o Inventário de Carbono. As emissões diretas de escopo 1 emitidas pela sua empresa representam emissões indiretas de escopo 3 no inventário de carbono de seus clientes; assim como as emissões de escopo 1 de seus fornecedores representam emissões de escopo 3 no inventário da sua empresa. 

Integrando o Inventário de Carbono de Clientes e Fornecedores 

A integração e sincronização entre os escopos 1 e 3, envolvendo emissões diretas e indiretas entre clientes e fornecedores é um passo notável para empresas comprometidas com a sustentabilidade, sendo fundamental para entender, gerenciar e reduzir eficientemente as emissões de GEE em toda a cadeia de valor. 

Dentre os benefícios de adotar esta abordagem estão a redução de custos, melhoria da reputação e vantagem competitiva. É possível realizar a integração do Inventário de Carbono de forma automática com o módulo de Supply Chain do software Ambitus, realizando a integração completa do escopo 1 dos fornecedores com o escopo 3 dos clientes ou vice-versa.

Esta ferramenta facilita o engajamento e integração entre clientes e fornecedores; além de viabilizar e facilitar o desenvolvimento do Inventário de Carbono de ambos, permitindo atribuir um percentual específico das emissões em caso de fretes compartilhados feitos pelos fornecedores.

Conclusão

Integrar clientes e fornecedores no esforço de reduzir as emissões indiretas é essencial para enfrentar os desafios ambientais globais da contemporaneidade. Ao adotar uma abordagem colaborativa, transparente e inovadora, as empresas podem não apenas minimizar seu impacto no meio ambiente, mas também construir relacionamentos mais fortes com seus stakeholders. 

O módulo Supply Chain do Ambitus não apenas simplifica o processo de integração de emissões entre clientes e fornecedores, mas também oferece a capacidade de transformar toda a cadeia de valor em uma rede de cooperação no âmbito da sustentabilidade, além de dar fim ao problema de duplicidade de dados entre os escopos. Ao adotar essa abordagem, você cumpre com regulamentações e expectativas crescentes, além de reduzir emissões que possam ser vinculadas erroneamente pelos seus fornecedores para a sua empresa.